
29/11/2016 Eduardo Fonseca
Reiki é uma religião?
Essa é uma pergunta comum por parte daqueles que desconhecem a terapia Reiki, mas não exclusiva porque a confusão é grande nas diversas terapias complementares e integrativas.
Reiki não é uma instituição ou organização religiosa e sim um sistema natural de harmonização e reposição energética. Também não deve ser necessário que acreditemos nele para fazer efeito. O Reiki adapta-se a qualquer cultura, credo ou raça. Não utiliza nenhum instrumentos auxiliares. Inclusive os praticantes conservam as suas crenças e religiões.
Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 na aldeia Taniai (província de Gifu). Jodo Shu (Budismo Terra Pura) era sua religião. Em abril de 1922 fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai. Essa associação não era uma seita ou comunidade religiosa, lá trabalhava a saúde dos praticantes de uma forma disciplinada.
No período Meiji (1868-1912) o governo japonês adotou o xintoísmo como religião oficial, o budismo entre outras religiões foram reprimidas. No período Taisho (1912-1926) a situação política acirrou-se, no início dos anos 1920, o governo japonês proibiu quaisquer técnicas de "cura espiritual", só terapeutas e médicos formados em academias oficiais podiam exercê-las. A associação fundada por Mikao Usui não praticava ou ensinava seitas suspeitas, alguns dos professores de Reiki eram oficiais da Marinha japonesa, assim a Usui Reiki Ryoho Gakkai permaneceu. Se o Reiki fosse uma religião, os praticantes sofreriam severas perseguições e a terapia Reiki não teria expandido no Japão. Mikao Usui faleceu em 9 de março de 1926 em Fukuyama, na época mais de 2 mil pessoas aprenderam Reiki com Usui Sensei, existindo 40 sucursais da Usui Reiki Ryoho Gakkai, o sucessor de Mikao Usui foi Juzaburo Ushida.
É bem compreensivo tamanha confusão naquele tempo e atualmente, principalmente aqui no ocidente. Muitos agrupamentos religiosos trabalhavam com cura espiritual, algumas técnicas terapêuticas tinham o nome de: "seiki" energia vital, "reiki" cura espiritual ou mental, "reiho" técnica espiritualista, entre outros. Mikao Usui chamou o seu método de Usui Reiki Ryoho para diferenciação. No ocidente é conhecido apenas como Reiki porem isso pode causar uma indevida interpretação devido à tradução do kanji e outros métodos que existiam. Na época de Usui Sensei, a palavra "Reiki" significava "energia espiritual", também podendo significar "estado de espírito", "energia oculta" entre outros. Atualmente a palavra "rei" é imediatamente associada com "fantasmas".
Mikao Usui criou o conceito "Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho" que significa "Método de cura de Usui, por meio da energia espiritual, para curar o corpo e o espírito". Novamente uma indevida interpretação pode ocorrer ao ler "energia espiritual", não é energia de um espírito, o sentido está em algo além da matéria, uma energia sutil e elevada.
Os praticantes de Reiki são livres para seguirem as suas crenças. Tornam-se canais da energia salutar do Reiki sem a necessidade de meditação, oração, adoração ou qualquer prática religiosa. Existem princípios, regras de conduta são um fundamento ético, pilares para saúde espiritual e por consequência física. São eles "Somente hoje: não se zangue, não se preocupe, seja grato, cumpra seu dever e seja bondoso". Os praticantes de Reiki seguem os princípios, uma forma disciplinada de elevação. Valores universais que se enquadram as diversas culturas sem conotação a qualquer religião.
Importante também o praticante e/ou professor de Reiki saber separar a sua crença e religião do método Reiki, respeitando a sua linhagem e permitir crescer como indivíduo e perseverar como aprendiz.
Entre muitas diversidades a energia do Reiki permanece acessível sem restrições e atributos. Reiki é amor, promove expansão da consciência atuando no íntimo de cada um e contribuindo para uma vida melhor.
A nossa tarefa não é buscar o amor, mas simplesmente achar as barreiras que construímos em nós e que nos impedem de permitir o amor fluir.
Rumi

As Práticas Holística e posteriormente chamada de Integrativas são métodos que promovem a saúde em um amplo sentido. Tais práticas consideram que as doenças não possuem uma única causa, mas um conjunto de fatores como sociais, ambientais, físicos, emocionais, mentais e espirituais. Torne-se um terapeuta levando o bem estar a todos. Oferecemos cursos livres de curta duração que podem ser realizados presencialmente na cidade de Poços de Caldas/MG ou a distância no conforto do lar e de acordo com a sua disponibilidade.
Terapias corporais Terapias vibracionais Auto conhecimento Terapias diversas