Cursos online

21/05/2016    Eduardo Fonseca

Lições do Bambu.

Na cultura japonesa a natureza tem um importante significado e relacionamento, essa ligação simples e natural traz a harmonia universal em cada estação do ano. Como, por exemplo, as flores de cerejeira (sakura) que permanecem alguns dias representando a fragilidade da vida, nascimento e a velocidade das mudanças, cuja lição é velar adequadamente cada momento; O pinheiro-negro (kuromatsu) representando a figura masculina, o guerreiro, o símbolo da longevidade; clêmatis (fuji) simbolizando a fidelidade, fortuna e vida longa; A íris (hanashobu) significado de poder e felicidade; O Salgueiro (yanagui) relacionado com à misericórdia divina; A orquídea (ran) representando a filosofia; A lótus (hassu) representado a perfeição espiritual; O girassol (himawari) representando a adoração; O bambu (take) representando superação, lealdade, flexibilidade e crescer com força. Exemplos são muitos dessa ligação com os elementos naturais.

Entre esses elementos um se destaca aos praticantes de Reiki devido à simbologia ser pertinente aos princípios do Reiki, o bambu (take 竹). Além disso, as lições do bambu estendem-se aos praticantes de Reiki por serem um canal, que no vazio (paz interior, quietude mental) podem deixar fluir a energia salutar do Reiki. Estado de paz interior, livre do ego e coração cheio de amor. O Reiki não é só um método terapêutico como muitos pensam no ocidente, existe uma bonita filosofia, trazendo virtudes aos praticantes se assim desejarem. Usui Sensei ensinou-nos que o Reiki é a Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Começai hoje mesmo a modificar-vos, pois, quanto melhor for a vossa transformação íntima, maior também será a recompensa.

Lições do bambu

As lições do bambu continuam:

- Flexibilidade. Em uma ventania ou no rigoroso inverno japonês o bambu se curva. O movimento de curvar do bambu é uma expressão de humildade e não-resistência. Após a ventania ou o degelo, o bambu volta a se erguer com todo o seu esplendor. Flexibilidade é adaptação às diversas circunstâncias da vida. A nossa capacidade de se levantar com uma nova perspectiva. A humildade é o sentimento que deve permanecer sempre dentro de cada ser humano. Ninguém é perfeito e sábio o suficiente para não ter que silenciar e aceitar.

- Vazio interior. O bambu não é maciço. O vazio é a fonte de boas qualidades. Se a sua mente estiver transbordando, não poderá pensar de uma forma adequada e nem permitir novos pensamentos. Medite!

- Paciência. O bambu leva décadas para florescer e dar sementes, sem pressa e tudo no seu devido tempo. Mesmo plantado por semente desenvolve o seu bulbo e broto, porem o seu crescimento só vai ocorrer após as suas raízes se aprofundarem. Somente após essa estruturação que ele cresce rapidamente até grandes alturas. Paciência para construir uma base solida é fundamental para ser duradoura. Cultivando a paciência para outros possam dela beneficiar-se.

- Crescimento. O bambu cresce rapidamente conforme a estação do ano. A pessoa cresce nas adversidades da vida, todos tem um grande potencial de crescimento e uma longa jornada. A ociosidade e o desinteresse atrasam a caminhada, perdendo importantes oportunidades que surgem à frente.

- Resistente. O bambu não tem o seu diâmetro grande como muitas árvores, mesmo assim atingem grandes alturas pela sua resistência e firmes raízes estruturadas. No íntimo de cada um existe uma grande força, suportando muitas adversidades para viver em plenitude.

- Já está pronto. O bambu tem a sua utilidade na forma que está. Tudo que a pessoa precisa já está ao seu lado, nem a mais e nem a menos, mas na medida necessária para o avanço. Trazendo a simplicidade com menos esforço. Mãos à obra e segui para frente.

- Diversas utilizações do bambu. Como o Reiki que contribui para o alívio de diversos males, levando a pessoa em direção a saúde física e mental. A felicidade proporcionada aos outros se transforma em dádivas e bênçãos para vós mesmos.

- Direção. Os nós do bambu dão a sua resistência projetando sempre para o alto. Os nós simbolizam os diferentes estágios da vida, tudo no seu tempo. A projeção para o alto simboliza o nosso objetivo e direção, sem criar galhos que nos desvie. Viver para aprender e para evoluir. No trabalho está a redenção, e no amor, a verdadeira razão das vossas vidas! ...

- Estar preparado. O bambu armazena água e nutrientes para as estações com escassez. Através do estudo, vivencia e elevação moral estaremos preparados, oscilando menos e observando aquilo que deve ser trabalhado. Sede fortes e persistentes. Procurando colher as flores que encontrardes na vossa estrada, para depois fazer delas um belo ramalhete.

- União. O bambu não cresce sozinho e ao cair apoia em outro. Simbolizando a união e apoio que temos sempre para nos reerguer se assim quisermos. Mesmo caindo, o bambu brota outra vez. Cooperação. Trabalhemos juntos, vibraremos juntos e amemos juntos. Assim a caminhada será menos árdua e mais curta...

- Equilíbrio. Se o bambu tivesse muitas divisões seria rígido e se partiria, se não tivesse divisões seria muito flexível e também se partiria. O bambu tem o equilíbrio para ser flexível e resistente. Precisamos fazer a nossa parte e encontrar o equilíbrio, sem excessos e sem faltas. Para tudo, é necessário a dosagem certa. Esse é o caminho para a felicidade e paz.

O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.

Todos os artigos
É proibida a reprodução total ou parcial dos artigos sem autorização expressa do autor.
Curso à distância

As Práticas Holística e posteriormente chamada de Integrativas são métodos que promovem a saúde em um amplo sentido. Tais práticas consideram que as doenças não possuem uma única causa, mas um conjunto de fatores como sociais, ambientais, físicos, emocionais, mentais e espirituais. Torne-se um terapeuta levando o bem estar a todos. Oferecemos cursos livres de curta duração que podem ser realizados presencialmente na cidade de Poços de Caldas/MG ou a distância no conforto do lar e de acordo com a sua disponibilidade.

Terapias corporais Terapias vibracionais Auto conhecimento Terapias diversas