Cursos online

03/10/2015    Eduardo Fonseca


Introdução do Reiki

Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética, mantém e recupera a saúde em um amplo sentido. Esta terapia complementar pode ser realizada por qualquer pessoa que recebeu a sintonização no Reiki, por um toque suave ou a curta distância do corpo, não ficando limitado apenas a isso, porque o Reiki pode ser aplicado através do sopro, olhar, percussão, deslizamentos, entre outros. Tudo isso associado a diversas técnicas e princípios. Esta terapia complementar trabalha em conjunto com todas as medicinas e outras terapias, nunca excluindo ou substituindo qualquer uma delas. O praticante não precisa de conhecimentos médicos já que não é realizado diagnósticos, usa a perspectiva holística.

Mikao Usui, nasceu a 15 de agosto de 1865 na aldeia japonesa de Taniai, na província de Gifu, e falecido a 9 de março de 1926 em Fukuyama, na província de Saga. A sua mulher se chamava Sadako Suzuki. O seu filho Fuji morreu a 10 de julho de 1946, aos 38 anos. A sua filha Toshiko faleceu em 1935, aos 22 anos. Segundo as inscrições da sua pedra memorial no Cemitério Saihoji, Usui Sensei foi um homem cordial, simples e modesto, sempre com um sorriso.

Mikao Usui dedicou-se ao estudo e após um retiro no Monte Kurama compreendeu a sua verdadeira essência aonde possibilitou criar o sistema que hoje conhecemos como Reiki.

Não é preciso acreditar no Reiki para receber a energia salutar, não se baseia na cura pela fé, basta estar disposto. Esta terapia complementar pode ser realizada por qualquer pessoa que recebeu a sintonização no Reiki, por um toque suave ou a curta distância do corpo, não ficando limitado apenas a isso, porque o Reiki pode ser aplicado através do sopro, olhar, percussão, deslizamentos, entre outros. Tudo isso associado a diversas técnicas e princípios. Esta terapia complementar trabalha em conjunto com todas as medicinas e outras terapias, nunca excluindo ou substituindo qualquer uma delas.

A energia do Reiki atravessa sem problemas qualquer tipo de material, por isso a pessoa que recebe o tratamento não precisa se despir ou entrar em uma situação embaraçosa. Se for possível aconselhamos usar vestes confortáveis, apropriadas e com cores claras.

A energia salutar do Reiki não é polarizada, por isso inofensiva, sem efeitos colaterais ou contraindicações. A pessoa que aplica o Reiki não manipula ou controla a energia Reiki, o mesmo tem atitude de canal, que simplesmente permite a energia fluir conforme a necessidade de cada um, nem a mais e nem a menos, no momento em que a área/local se equilibra, deixa de emanar a energia salutar.

A energia sutil e amorosa do Reiki, porem intensa, atua em um amplo sentido, nos problemas físicos, psicológicos, emocionais e espirituais. Não existe um padrão para o número de sessões e nem da duração, depende muito de cada caso.

Não. O Reiki adapta-se a qualquer cultura, credo ou raça. Não utiliza nenhum instrumento auxiliar. Inclusive os praticantes conservam as suas crenças e religiões. Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética. Leia mais sobre o assunto aqui.

Necessário analisar os propósitos, em grande maioria sim. Nem todos vão ser "multiplicadores" do Reiki.

Precisa de uma atenção especial no caso de crianças. Caso a mesma realizar o curso que possua no mínimo 7 anos. Cursando apenas o primeiro nível. A criança sintonizada no Reiki só deve realizar aplicações nos familiares sem distúrbios, animais de estimação sadios e plantas. Ficar apenas nos autotratamentos seria o mais aconselhável.

Nada como uma boa conversa com o shihan de Reiki para sanar as dúvidas antes de realizar o curso.

A linhagem do Reiki representa a ascendência de professores, um histórico do conhecimento em que foi praticado e passado de professor para professor, aonde todas partem do fundador Mikao Usui. Essa sucessão começa ao receber uma devida sintonização de Reiki por um apto professor. O praticante leva esse respeito no seu coração com grande honra, transmitindo e contribuindo para levar a luz amorosa do Reiki para todos que lhe cercam.

Sim, o tratamento a distância pode ser realizado por aqueles que realizaram o segundo nível do Reiki. Importante você saber que as qualidades vibracionais variam entre os praticantes.

Mikao Usui teve 2.000 discípulos até a sua morte, e desses formou pessoalmente 20 shihan (professores), entre eles o mais jovem era o Chujiro Hayashi, então com 47 anos. O Fumio Ogawa contou que, em 1996, apenas 6 membros no total de 500 da Usui Reiki Ryoho Gokkai foram promovidos a shihan. Tradicionalmente existiam cuidados que hoje em dia, fora da Usui Reiki Ryoho Gokkai estão sendo ignorados na grande maioria. O pretendente tornava-se um assistente, tinha uma permissão limitada. O shihan observava o pretendente para verificar se a nova posição não alimentava o EGO e se continuava irradiando cada vez mais amor e compaixão. Ele não tinha o direito de pedir essa promoção, oferecida pelo shihan com grande honra.

Cuidado com quem realiza o curso de Reiki, um certificado impresso não é o suficiente. Analise os próprios exemplos do suposto "mestre". A sua experiência adquirida, o seu amadurecimento espiritual. Na sua paz mental, ouvindo o seu coração, vai saber a resposta para essa pergunta.

A "reciclagem" é um termo utilizado no Reiki-ho para definir uma nova participação num nível especifico. Isso é solicitado pelo shihan (professor) para uma revisão do conteúdo teórico de prático pertinente ao nível solicitado. Durante a reciclagem é ministrado um novo Reiju (sintonização) reforçando o canal. A "reciclagem" pode ser gratuita ou pode ter um valor acordado.

Em alguns casos uma reciclagem não é o mais indicado e sim refazer o(s) curso(s) conforme a orientação do shihan. Isso pode garantir o preparo do praticante. Não por invalidar o conhecimento do professor antecessor e sim para garantir que o praticante tenha o conhecimento e os utilize corretamente. Em alguns casos isso ocorre por cursar um sistema diferente de Reiki daquele pretendido.

CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) é órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE. Aonde o Reiki foi enquadrado sob código 8690-9/01 - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006 e instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de recursos terapêuticos. No dia 27 de março de 2017, uma Portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União (Portaria 849), incluindo o Reiki como uma prática integrativa na "Tabela de Procedimentos" oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde".

A tarefa não é buscar o amor, mas apenas procurar e desfazer todas as barreiras dentro de si mesmo que você construiu contra ele.

Todos os artigos
É proibida a reprodução total ou parcial dos artigos sem autorização expressa do autor.
Curso à distância

As Práticas Holística e posteriormente chamada de Integrativas são métodos que promovem a saúde em um amplo sentido. Tais práticas consideram que as doenças não possuem uma única causa, mas um conjunto de fatores como sociais, ambientais, físicos, emocionais, mentais e espirituais. Torne-se um terapeuta levando o bem estar a todos. Oferecemos cursos livres de curta duração que podem ser realizados presencialmente na cidade de Poços de Caldas/MG ou a distância no conforto do lar e de acordo com a sua disponibilidade.

Terapias corporais Terapias vibracionais Auto conhecimento Terapias diversas